sexta-feira, 6 de junho de 2014

"Sherlock Holmes: Crimes and Punishments" chega em Setembro


 Tenho que confessar que nunca fui fã de Sherlock Holmes. Até gostei de alguns livros, nunca vi o filme e não tenho muito interesse em conhecer os desenhos e animês que fizeram em homenagem ao maior detetive que a literatura já criou. Porém, não consigo evitar de sentir uma leve empolgação com a notícia de que um jogo está por vir pois, afinal, sempre fui um fanático por jogos de investigação.

Mas não acho que o jogo será apenas um jogo qualquer de investigação. Quem conhece Sherlock, sabe que ele é o detetive mais analítico, obcecado por deduções e, acima de tudo, um gênio! Logo, se a produtora for incorporar suas características no jogo, será uma experiência repleta de desafios, puzzles e dificuldades pela frente.




Trailer que vão usar na E3. Curtiu?

Sherlock Holmes: Crimes and Punishments conta com seis desafios para serem resolvidos. Assassinatos, roubous e desaparecimentos são os temas principais de cada investigação. Cada um desses casos tem até nove desfechos diferentes que dependem de suas escolhas e ações durante todo o percurso investigativo. Segundo os reviews e entrevistas que vi pela internet, o jogador terá que ter muito mais do que o raciocínio frio e simples que costuma ter em jogos de ação. Terá que pensar como um detetive, agir como um detetive, coletar materiais, conversar com testemunhas, juntar todas as evidências, criar suas próprias deduções até chegar à conclusão do caso.

Pelas descrições, o jogo deve seguir a noção básica de L.A Noire. Coletar provas e testemunhos adiciona detalhes e itens em seu "Espaço de Dedução", o que creio ser algo parecido com o caderninho de anotação de Phelps. O que ganha uma grande diferença e um grande detalhe positivo entre os dois jogos é o fato de que, em Sherlock Holmes, você pode acabar mandando um inocente para a prisão se acabar interpretando as pistas e as provas de maneira errada. E não vamos nos esquecer que estamos falando de um jogo ambientado no século XIX, onde acusar uma pessoa de assassinato geralmente resultava em pena de morte ao acusado. Lembre-se disso quando estiver jogando para pensar um pouco melhor em suas decisões.

A título "Crimes and Punishments" é relacionado ao fim de cada caso do game. Quando você resolve concluir uma investigação, fica em suas mãos a decisão de como o culpado será punido (Culpado ou inocente?). A opção se dá pelo fato de que nem sempre o jogador irá encarar um caso de assassinato à sangue frio. Logo, é sua decisão se o culpado será perdoado por ter tido motivos perdoáveis ou se merece ir para cadeia oir seus atos (Em outras palavras: Ou você faz o que é certo, ou dá uma de Maria do Rosário).

Lembre-se: Você estará lidando com a vida das pessoas e isso com certeza terá consequências enormes.

Só devemos torcer para que o jogo não caia nos mesmos erros fatais que L.A Noire cometeu. Quero dizer, não querendo desmerecer o jogo de investigação da Rockstar, mas a jogabilidade foi bem fraca e o jogo se torna em pouco tempo cansativo e repetitivo. 

Sherlock Holmes: Crimes and Punishments será lançado em Setembro para Playstation 4 e Playstation 3.
 

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